quarta-feira, 10 de abril de 2013

Análise da temporada de janeiro 2013


            Depois de muito migué, olha quem voltou? Eu mesmo! Tava andando muito ocupado (mentira) e o blog estava totalmente parado. Mas como eu sei que vocês sentiam saudade de mim (mentira), resolvi voltar a blogagem. Sempre com aquelas piadinhas sem-graça, argumentos infundados e um pouquinho de arrogância/ignorância que vocês tanto odeiam. Isso é tudo pessoal! Até o próximo post (entra no site de astrologia para saber quando vai ter o próximo eclipse solar)!




Ishida to Asakura

            Ishida to Asakura representa a vitória do Gag Mangá de comédia bizarra e nojenta em meio a uma indústria ridícula que erotiza garotinhas, mostra peitos pra todos os lados e finge ter roteiros e mensagens bonitinhas para o telespectador que, por ser imbecil, cai como um pato e sai gritando ao mundo que K-On é o melhor anime que já assistiu e que Freezing é muito mais que só peitos. Mas, de qualquer forma, Ishida to Asakura é uma merdinha, ou seja, consegue atingir ser objetivo com perfeição. Não recomendo.


Bakumatsu Gijinden Roman

            Por que ninguém assistiu isso? E porque tem nota tão baixa no MAL? Roman foi, junto de Chihayafuru, o melhor anime da temporada. Uma obra empolgante, com ótimas quebras de clímax, boas cenas de ação e um humor divertido e muito gostoso de ver. Foi, do início ao fim, cretino. Nunca levou a sério o universo criado e as situações em que os personagens estavam envolvidos. Um dos pontos mais interessante, que está totalmente relacionado a essa “cretinice”, foram às várias cenas em que contrastavam o cenário (como as casas da época, roupas e outros costumes) com as várias invenções malucas. Uma armadura a prova de balas que faz o usuário voar e um avião em pleno período Edo são, sem sombras de dúvidas, hilariantes.
            Outra coisa magistral: desenvolvimento do universo. O que começou como uma série que seria apenas sobre um justiceiro fanfarrão, cresceu, foi alcançando outros níveis e montando uma história que conseguiu retratar muito bem o Japão da época, interferir na história natural e ainda assim manter traços de ficção. Claro que alguns buracos foram deixados e algumas coisas não foram devidamente respondidas, mas, desde o começo, já ciente de uma baixa aceitação do público, os produtores apenas deixaram a história andar num ritmo simples e cômico, sem nenhuma preocupação na qualidade total, mas sim em tornar um anime agradável e divertido.
            Se for necessário resumir, Roman é um anime despreocupado, divertido e empolgante. O básico do que uma história precisa ser para agradar seus telespectadores, ainda que poucos.




Bakuman Season Finale

            Acho que o que deveria ser dito sobre essa série já foi no último post. Link aqui para quem quiser ler.


Magi

            Depois de um bom começo, Magi caiu e caiu feio. Sei lá, as cenas de lutas são legais, os poderes dos personagens são bacanas, mas é simplesmente pouco empolgante. O anúncio de segunda temporada é uma salvação, afinal ainda tem muita coisa para acontecer na série. O que eu mais gosto em Magi é o universo e todas as possibilidades oferecidas para que a história se desenvolva. Já havia comentado nesse blog meia boca sobre aquele ótimo episódio 14, onde o foco foi uma interessante discussão política entre Ali Baba e a Princesa do Império Kou. Acho que esse trabalho envolvendo guerras, diplomacia e política fazem de Magi um anime que realmente merece ser assistido, afinal é raro ver outras obras se arriscando em temas como estes. O problema é que esse caminho “alternativo” parece ter minado a série como um anime de porradaria. Logo seria mais viável que eles fizessem uma abordagem mais séria e calma, mas como todo mundo precisa de dinheiro, eles não podem simplesmente ignorar que isto é um shounen e diminuir as lutas, o que afeta diretamente a qualidade final. Se tentarem ser complexos demais, não vão ter público; se colocarem só ação, a qualidade vai por água abaixo; e se tentarem uma mescla entre esses temas, ai sim terá baixa qualidade e público.
            A ideia inicial de Magi foi boa, mas muito difícil de ser conduzida. Essa primeira temporada teve bons e (alguns) maus momentos e, no geral, o resultado foi algo muito legal. Resta esperar a próxima temporada, mas já adianto que o futuro do anime não será tão diferente do já citado Bakuman: público mediano, qualidade meia-boca e poucas saudades...
            O brinde foi aquele episódio 17. Chorei e garanto que foi um dos melhores episódios que já assisti na vida.


Joshiraku

            WTF??? Porque tem um anime de 2012 aqui? Pois é, ninguém se lembra, mas eu enrolei muito para terminar Joshiraku. Não tinha fansubs BR e, depois de esperar muito, fui obrigado a assistir a versão do Fictício Fasubs, um sub espanhol de muita qualidade (assisto Uchuu Kyoudai por esse). Os episódios finais foram legais, como já era de se esperar. As piadas foram difíceis, eu sei, mas sempre foram divertidas. O nível dos dois primeiros episódios foi alto, porém na metade o ritmo caiu e as piadas ficaram ainda mais internas (por isso que eu enrolei pra terminar de assistir). Pelo menos o anime voltou ao ótimo nível nos dois episódios final, com paródias, humor negro e metalinguagem. O último episódio da série foi muito bom, simplesmente o melhor de toda a série. Por fim, foi um ótimo anime, pena que ninguém se lembra mais que ele existiu.




            Animes droppados: Saint Seiya Omega (51 episódios legais, mas não vou aguentar mais assistir tudo isso. Essa primeira fase foi boa e o final foi bem legal), Mangirl (lembro que tinha dito que não tinha motivos para não assistir, agora digo que não tenho motivos para assistir. Mas é legalzinho no fim das contas) e Haganai Next (melhor que a primeira temporada, mas não aguento mais animes assim).

            Animes on-hold: Chihayafuru (estou curtindo muito essa temporada, melhor que a primeira), Chibi Devi! (fansubs começaram a abandonar, vai ser meu novo Joshiraku) e Uchuu Kyoudai (amo esse anime, mas estou bizarramente atrasado).

Um comentário:

  1. No blog que participo até escrevi uma resenha sobre Joshiraku, ótimo anime, mas é tanta piada interna sobre tudo que envolve o país que cansa um pouco, principalmente quando você nem tem ideia do que estão falando...

    Temporada de inverno foi bem mediana para baixo, ainda tenho de terminar uns 7 animes dela, mas no geral Tamako Market, Senyuu, Puchimas e Cuticle Detective Inaba foram alguns dos que mais gostei... Esse Bakumatsu eu pausei no episódio 6, não estava me agradando o ritmo dele, mas voltarei a vê-lo uma hora.

    ResponderExcluir