quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Watashi no Ouchi wa Honya-san: O mangá que você não está lendo



            Simplesmente não sei a causa para alguns fãs não usarem o MyAnimeList. Lá você pode arquivar tudo o que assistiu e programar o que esta assistindo. É um serviço simples, porém muito bom. Mas o melhor é a quantidade de material que pode se encontrar. Se não me engano, são mais de vinte mil mangás e cinco mil animes numa ótima enciclopédia. Logicamente não é muito difícil achar alguma coisa que te agrade. Recentemente, numa das minhas andanças pelo site, pesquisando mangás publicados pela Square Enix, encontrei aquele que deve se tornar o meu novo “melhor mangá de todos os tempos da última semana”: Watashi no Ouchi wa Honya-san.




            Mas o que esperar de um mangá sobre uma garota de 11 anos cuidando de uma livraria erótica? (não sou lolicon!) Quando li a sinopse tive vontade de desistir de ler, mas como o traço era bonitinho e não tinha nenhum “ecchi” nas tags me arrisquei. Tive um pouco de medo de que colocassem algumas cenas sugestivas e de duplo sentido, algo comum em mangás seinen com premissas semelhantes. Mas, sem dúvidas, ler Honya-san foi uma ótima escolha. A história é exatamente o que a sinopse mostra. Nakazawa Myiu é uma pequena garota de 11 anos que trabalha como ajudante de seu pai na “Nakazawa Bookstore”, uma livraria especializada em material pornográfico. Apesar de ser o negócio da família, a jovem se sente envergonhada por trabalhar num lugar como esse, e é essa aversão que faz a história correr. O mangá é do desconhecido Yokoyama Tomoo e foi lançado pela Gangan Joker.



            A protagonista tem traço semelhante ao da Madoka de Mahou Shoujo Madoka Magika, os cenários são simples, sem riquezas de detalhes, fazendo apenas o necessário para que o leitor entenda o ambiente. Como um slice-of-life, os capítulos são completos, com início meio e fim. Porém não é por isso que a história fica repetitiva ou pouco excitante, afinal a obra apresenta um elenco muito bom, como os vários clientes da livraria que conseguem manter a série em um bom nível com piadas divertidas e suaves.



            Apenas li os sete capítulos iniciais (o que foi lançado pelos scans), é possível que os episódios seguintes sejam chatos, mas o início de Honya-san foi muito bom. As piadas passam longe de usar fanservice e, por mais que sejam clichês, os personagens fazem a história se desenvolver de maneira empolgante. Alguns pontos da história são incríveis, como uma pequena paródia feita com Bakuman no episódio dois (ou três, sei lá). Mas o melhor episódio é o cinco, onde Miyu recebe a visita de uma amiga e tenta de tudo para que ela não descubra o “negócio da família”.



            Honya-san é ótimo, uma mistura interessantíssima. Lembra um pouco o ambiente feliz de Yotsubato, com uma protagonista parecida com Tsuda Takatoshi de Seitokai Yakuindomo. Mas nada é mais relevante do que a abordagem, é espetacular o autor trabalhar um tema cheio de pontas para fanservice apenas com bom humor. Um dos melhores slice-of-life dos últimos anos. Agora é torcer para que o mangá siga sendo traduzido pelos scanlators. Para aqueles que não leram (acredito que todos), os sete capítulos estão online no Mangafox, em inglês, é claro.

SEQUÊNCIA TROLL DE BAKUMAN:




Nenhum comentário:

Postar um comentário