sábado, 8 de setembro de 2012

Beast Master - Um mangá agradável



            Existem dois caminhos para se criar uma história: ou você faz algo cheio de simbolismos e críticas ou então monta sua história apenas como entretenimento. O segundo é muito mais rentável, mas muito mais difícil de realizar. Às vezes alguns tentam e conseguem com louvor. Esse é o caso de um dos melhores mangás de romance água com açucar dos últimos anos: Beast Master.




Sinopse


            O mangá de Kyousuke Motomi (Dangeki Daisy) foi lançado em 2007 na Betsucomi e conta a história de Yuiko Kubozuka, uma jovem animada e apaixonada por animais que conhece Aoi Leo, um garoto de aparência assustadora (tipo, assustadora MESMO!) que consegue atrair qualquer tipo de animal para perto de si (além de várias outras características animalescas). O roteiro vai desenvolvendo-se nas relações entre os protagonistas, mostrando como a amizade deles, pouco a pouco, vai se transformando em uma linda relação amorosa. No meio de tudo isso, Leo é perseguido e sofre algumas tentativas de assassinato, afinal é dono de uma enorme fortuna/herança. Tudo isso com boas piadas e... e... Mais nada...



Análise e Spoilers


            Sempre tem alguém que vai sair por ai chorando “ai, é um romance, não precisa de uma história complexa e inteligente, só precisa ser divertido e fofo”. E sabe o que eu digo? Exatamente isso. Como já citei, Beast Master é uma obra de entretenimento, um romance sem nenhum embasamento psicológico que leve o leitor a uma discussão interna. Se você rir e se identificar com os personagens, ótimo, isto já é mais que válido. Mas vamos às considerações técnicas:
            O desenho é bem típico do gênero, olhos enormes, garotas feias com os cabelos desgrenhados, meninos bonitos com cabelos esvoaçantes e tudo aquilo que a gente já conhece. Quanto ao cenário, nada demais, poucos detalhes no ambiente e informação suficiente apenas para situar o leitor no ambiente em que a cena ocorre. Ainda podemos ver quadros mais escuros que os normalmente usados em mangás do gênero, porém ainda com detalhes brilhantes, tornando este contraste mais um ótimo fator visual.
            Já no que se refere a roteiro e desenvolvimento, a história parece ser um pouco arrastada em algumas partes, mas no geral é tudo muito bem dosado. O único ponto negativo do mangá é o número de clichês e sequências que ocorrem de forma forçada. Por vezes a continuidade do mangá parece estar sendo criada por uma garota inteligente de 13 anos, ou seja, uma boa história, bons eventos, mas com pouca naturalidade. Os personagens são divertidos e tornam todas as piadas engraçadas, mas são poucos. Aoi Leo é um personagem sensacional e a Yuiko até consegue ser carismática (mangás do gênero costumam ter garotas tão expressivas quanto um Hazuki), mas a série é vazia de caracteres: Toki-san é engraçado, mas não tem utilidade nenhuma no decorrer da série e Taiga Aoi aparece apenas no final.
            Mas mesmo com esses defeitos, adoro este mangá. É legal como tudo nele é abordado de maneira leve e sempre com humor, até mesmo nas cenas de briga entre delinqüentes e Leo. Em outros momentos mais dramáticos, como quando tentam estuprar ou matar a Yuiko e quando seqüestram a garota para tentar roubar a herança de Leo (água com açúcar, só que não tanto) sempre aparece o galã para salvar a mocinha indefesa. Como obra de humor, é muito bom, tem piadas simples que usam as características mais claras dos personagens (como a acidez da Yuiko, o instinto animal do Leo e o grupo de delinqüentes da escola). Como romance, peca nos clichês e no nulo realismo, mas apresenta uma história firme e cativante, raramente deixando o leitor sem ação. E, mais importante que a história em si, tem o segundo extra...

Valeu pelos comentários, editora...



Sobre o segundo extra


            O primeiro extra é legal, mas nem se compara com o segundo, que conta a estranha história de uma garota apaixonada por cactos que precisa libertar a alma de seu arquirival que está presa em um cacto. Ainda que a sinopse tenha o selo Astarotte no Omocha de qualidade, temos aqui uma história divertida e muito bonita, afinal não se resume ao relacionamento frívolo dos protagonistas, mas também as dificuldades em reaver o passado e corrigir erros de outrora. Confesso que chorei lendo este extra e afirmo que seria mais bonito que adaptassem apenas este do que a história principal. Um filme com essa história seria o sucesso do ano.


Créditos: Redisu Scans

Outras reviews: Worldland Animanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário